Páginas

4 de novembro de 2010

          Doação de medula óssea

           Sou cadastrada como doadora de medula óssea já há algum tempo. Fiz no Hemocentro de Porto Alegre.
            Aliás, sou doadora de órgãos por achar que tudo o que eu puder fazer para minimizar a dor das pessoas é válido.
           Doar medula é doar em vida, é um gesto sublime; tu estarás presente para acompanhar o restabelecimento daquela pessoa que auxiliou.  Garanto   que dói menos que furar uma orelha, colocar um piercing, fazer uma tatuagem.
         Basta ser saudável, ter entre 18 e 55 anos e ser solidário. Centenas de pessoas no Brasil têm hoje o transplante de medula como única alternativa de sobrevivência. No país existem centenas de pessoas na fila de espera. Entretanto, a chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em cem mil.
          Os interessados em fazer a doação necessariamente deverão levar a carteira de identidade (RG), preferencialmente acompanhada de um xérox. Não é preciso estar em jejum.
        Só para ilustrar, sabem o que é a medula óssea? É um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido em uma linguagem mais simples por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Elas fazem o transporte do oxigênio para os pulmões e para as células de todo nosso organismo. Seu médico poderá explicar melhor, com mais detalhes.
       E o tal “tutano” que todos nós temos pode salvar vidas.
       E se fores compatível, o que acontecerá? E necessário ter certeza de queres doar. Se aceitares, passarás por um exame clínico para certificar seu bom estado de saúde. Não há nenhuma exigência quanto a mudanças de hábitos de vida, de trabalho ou alimentação. Em um Centro de Transplante  passarás por uma pequena cirurgia de aproximadamente 90 minutos. Os riscos são praticamente inexistentes. Menos de 10% de tua medula será extraída.
        Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.
      Se tua preocupação for no sentido de se poupar para o caso de algum familiar precisar de tua medula óssea, saiba que se formos compatíveis e doadores a medula regenera-se completamente num prazo de duas semanas, logo pode-se repetir o processo.
       Junte teu pessoal. Coloque-se no lugar de quem precisa. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. A vida não espera.
       E se não tiveres mais idade? Não faz mal, faça tua parte na divulgação. Não fique de braços cruzados. Fale para seus filhos, netos, amigos vizinhos.
     E como dizia o poeta Gonzaguinha: “ É a vida, é bonita,  é bonita...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário